
Do Carmo, como é chamada, explica que a área tradicional que a Prefeitura de Marabá recebe para abrigar os projetos da Seagri vai receber um viveiro de mudas, hidroponia, horta vertical em formato de pirâmide, manejo rotacionado (com cerca elétrica), orquidário, avicultura, plantas medicinais, além de uma tenda especial para expor produtos da agricultura familiar. “Teremos uma chocadeira que vai permitir que os visitantes acompanhem o nascimento de pintinhos durante a exposição”, antecipa a secretária.
Além de apresentar os produtos aos visitantes, uma equipe técnica da Seagri, com engenheiros de alimentos, agrícolas, entre outros 30 profissionais, vão prestar orientações aos produtores e às pessoas que tiverem interesse em montar uma alternativa de negócio. “Se desejarem, elas vão receber assessoria gratuita de nossos técnicos, os quais vão mostrar como fazer para estabelecer o negócio”, explica ela.
No caso da criação de peixes, um tanque com água foi construído no local, o qual terá várias espécies de peixes que estarão disponíveis para o pesque e solte. A própria Seasp vai fornecer caniços e anzóis para os visitantes e crianças só poderão participar da pescaria se estiverem acompanhadas de pais ou outros responsáveis. O estande da Seagri também terá um espaço para que o produtor possa assistir a vídeos sobre avicultura e outras culturas, e a partir daí dialogar com os técnicos da Seasp.
A Secretaria de Agricultura pretende, ao mesmo tempo, incentivar práticas sustentáveis na comunidade rural e por isso o jardim de entrada está sendo construído com material reciclado. O mesmo ocorre com a horta vertical, que vai utiliza garrafas PET.
Feira do peixe
Entre os dias 7 e 8 de julho (sábado e domingo), a Seagri vai realizar a 5ª edição da Feira Itinerante do Peixe, que oferecerá mais de 20 opções de peixes e frutos do mar aos consumidores marabaenses, a preços bem menores do que os praticados nos revendedores do município. No dia 7 de julho, o caminhão feira estará no Km 6, das 7 horas às 15 horas e dia 8 ficará estacionado na feira da Folha 28, das 7 horas ao meio dia.(Correio do tocantins )
Nenhum comentário:
Postar um comentário