terça-feira, 4 de setembro de 2012

Polícia apreende mais de 300 no Dia da Raça


Mais de 300 jovens foram apreendidos ontem pela Polícia Militar durante o desfile do Dia da Raça, que reuniu milhares de estudantes das escolas de Belém na avenida Presidente Vargas. Os jovens – a maioria, menores de idade – foram apreendidos por conta de confrontos com outros estudantes, vandalismo, furtos e uso de entorpecentes e bebidas alcoólicas. Ao lado do Theatro da Paz, a Polícia instalou uma central de triagem, para onde os infratores eram encaminhados.

Segundo o tenente Dyeison Araújo, que estava coordenando a central de triagem, grande parte dos estudantes foi liberada logo após o encerramento do evento. Outros tiveram que ser encaminhados ao Conselho Tutelar (no caso de menores) ou às seccionais da área. Segundo o tenente, a instalação da central de triagem teve também um caráter preventivo, pois evitou que alunos mal intencionados conturbassem o desfile do Dia da Raça. "Por meio da inteligência, a Polícia identificou muitos estudantes que estavam ali unicamente com o propósito de tumultuar, causar brigas, e estes foram apreendidos antes mesmo de entrarem no desfile", explicou.

Muitos dos jovens apreendidos na central de triagem permaneceram dentro de um ônibus que estava no local para esta finalidade. No entanto, o veículo não foi suficiente, e os demais tiveram que esperar no chão. Segundo a tenente Priscila, que também estava na coordenação da central de triagem, muitos foram encontrados portando entorpecentes, como maconha. A tenente explicou ainda que a central de triagem foi uma medida que evitou a dispersão do efetivo policial. "Se a polícia fosse encaminhar cada caso à seccional, isso iria exigir deslocamentos de equipes e viaturas, reduzindo o contingente no evento em si", observou.(o liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário